IGREJA BATISTA FONTE DE ÁGUA VIVA - VILA EMA - SP

"SOMOS UMA IGREJA EM CÉLULAS"

Nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um ministro e cada casa uma extensão da igreja, conquistando assim a nossa geração para Cristo, através de células que se multiplicam uma vez ao ano.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O JOVEM E O PADRÃO DE DEUS


Eu já fui jovem, hoje não mais, e como se espera desde sempre os jovens cometem erros, se credita aos jovens uma certa ou em alguns casos muita irresponsabilidade, falta de maturidade (normal devido a idade), incapacidade de medir as consequências dos seus atos.
Eu cometi muitos erros, alguns deles trazem consequências que permanecem mesmo com o passar dos anos.

Eu não sei dizer o quanto teria sido diferente para mim se tivesse tido a oportunidade de conhecer a Jesus Cristo em igrejas como as que temos hoje, igrejas que fazem congressos, encontros, células, cultos, tudo voltado para o jovem, com uma linguagem própria para eles, com uma atenção especial as lutas que os jovens enfrentam e um discipulado de perto dando apoio, amor, compreensão e ajuda.
Falo das igrejas que levam isso a sério e acho que muitas fazem isso.

Mas me pergunto algumas vezes, até que ponto temos tido retorno em contra-partida a toda esta estrutura e cuidado, pois vejo tão poucos casos de jovens realmente convertidos e dispostos a viverem segundo o padrão de Deus.

Há excessões sim, muitas felizmente, mas quando comparamos com o total de alcançados pelo nosso trabalho tão poucos realmente se destacam.

Eu não sei onde temos falhado, e não sei até que ponto tem sido claro o que esperamos desses jovens, pelo menos eu espero, e talvez eu esteja exigindo demais mesmo.

Vou falar a respeito de um jovem, que fez muita diferença, e sua fé, seu amor, dedicação e lealdade continuam sendo um exemplo não apenas para os jovens mas para todos que se dizem cristãos.

Timoteo foi um amigo, discipulo e companheiro de evangelho de Paulo, começou nesta caminhada muito novo, jovem ainda, alguns acham que com pouco mais de 15 anos.

Ele enfrentou perseguições, prisões, desprezo e tudo que Paulo enfrentara também, já que andavam juntos quando Timóteo não era enviado a resolver problemas em algumas das igrejas da epóca.

Paulo em sua primeira carta a Timoteo escreveu o versículo abaixo e colocou diante de Timóteo não um conselho mas uma ordem, não uma sugestão mas um padrão que ele deveria atingir:
1 Timóteo 4:12 - Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

01 - Ninguém despreze a tua mocidade: Será que ao não exigirmos mais de nossos jovens e adolecentes não os desprezamos pois os taxamos de pessoas que não tem a capacidade de compreender ou entender o chamado de Deus?

02 - Torna-te padrão dos fiéis: Será que não falta aos nossos adolecentes e jovens uma maior consciência sobre a responsabilidade que pesa sobre todos os que se dizem cristãos, inclusive sobre eles de serem exemplos onde estiverem. Que tipo de padrão, ou medida, ou exemplo, ou de testemunho nossos adolecentes e jovens tem dado na sua escola, na sua roda de amigos, na sua casa e familia?

03 - Padrão na palavra: Tornar-se padrão na maneira de falar. Sabe hoje vemos o contrário, o padrão do "mundo", o padrão daqueles que não temem a Deus influenciarem os que se dizem cristãos, e não o contrário. Sim, com certeza vai parecer careta, sim com certeza isto traria pressões e tiração de sarro, mas a Bíblia nos orienta a não nos conformarmos aos padrões deste mundo. Claro, hoje na nossa forma de lidar com os jovens é quase algo absurdo ao extremo orientar ou aconselhar os jovens a serem padrões na forma de falar, de tratar as pessoas.

04 - Padrão no procedimento: Não apenas na forma de falar, mas também na forma de agir, nos seus atos, nas suas atitudes. Entendam o que Paulo ordena a Timóteo não é apenas que os seus atos sejam corretos, mas que estes atos sejam um exemplo a ser seguido. Será que podemos pedir aos adolecentes e jovens que não fazem parte ativa da igreja que imitem os atos dos nossos jovens quando estes estão na escola? Na internet? Na roda de amigos? No trato com a familia?

05 - Padrão no amor: não no amor como conotação erótica ou sexual, ou mesmo afetivo, mas o amor no sentido de uma vida de serviço aos demais, de sua casa, de sua escola, de sua igreja, que necessitam de ajuda. Será que podemos dizer que nossos adolecentes e jovens são exemplos a serem seguidos neste quesito?

06 - Padrão na fé: não apenas na fé no sentido de crer, mas na fé no sentido de fidelidade, de viver de acordo com aquilo que acredita, fé no sentido de compromisso. Fidelidade? Compromisso? Serem referenciais, ou padrão ou exemplo nisso, é exigir muito não é?!!! Não reclamem comigo, não sou quem exige isso e sim Deus, mas será que nossos adolecentes e jovens tem consciência disso?

07 - Padrão na pureza: Ai Paulo já pegou pesado demais não é gente! Isto é impossível aos nossos adolecentes e jovens, eu não consigo crer mais em Timóteos em nosso tempo, pois simplesmente parece impossível a nosso tempo produzir um só adolecente e jovem que se diga cristão e seja um padrão e um exemplo a ser seguido nesta área. Quando temos tantos que vão a igreja quando vão apenas para olhar para o garoto ou para ver a garota. Exigir de nossos jovens que se abstenham da imoralidade, que mantenham o seu corpo e a sua vida pura, que não se contaminem seja na internet ou com revistas e nem com os rapazes e moças.

Eu sei de todas as lutas e dificuldades de nosso tempo, eu sei de todo esforço sincero que é feito para se alcançar os jovens e adolecentes, o que me aflige é a meu ver muito tem sido feito e com tão pouco resultado quando comparado ao padrão da Bíblia.

O que devemos fazer?

Dois caminhos:
01 - Continuarmos fingindo que estes adolecentes e jovens realmente são crentes e estão salvos mesmo tão longe de tudo que a Bíblia nos mostra como prova de uma verdadeira conversão. Sim a Conversão é exigida, o novo nascimento é exigido, o arrependimento verdadeiro é exigido, não apenas para os adultos, mas para todos de qualquer idade.

02 - Podemos orar mais, jejuar mais, pregar mais, e insistir mais, mantendo todo o trabalho que tem sido feito pois ele é sério e correto, mas tentando também conscientizar os adolecentes e jovens que Deus tem expectativas a respeito deles e que a sua idade não é desculpa para não viverem no padrão e propósito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário